domingo, 15 de fevereiro de 2009

O "pode ser"

Acho que parte das pessoas, entre as quais me incluo, sempre tendeu a enxergar, no "pode ser", uma expressão desagradável, pois é um termo que, sob certa perspectiva, impede o seguir em frente, o desamarrar-se de velhas histórias, o abrir-se para novas possibilidades.

Ocorre que o "pode ser", me dei conta outro dia, até para o grupo de pessoas de que falava, não é de todo mal. Pode mesmo ser bom. Isso quando usado pra cuidar do passado ("pode ser que tenha sido assim"). Sim, um "pode ser que tenha sido assim" é, por vezes, uma boa fórmula pra evitar ressentimentos e mágoas, os quais só tornam, todos sabemos, as coisas mais difíceis, e, quando usado depois de o desprendimento já ter ocorrido, são, em boa parte dos casos, a melhor solução.

Dizia que o "pode ser que tenha sido assim" pode ser a melhor solução quando usado depois de o desprendimento ter ocorrido. Noto, porém, que é preciso corrigir-me. É que, me parece, a gente não usa o "pode ser que tenha sido assim" quando ainda não se desprendeu. Nesses casos, acho, a gente simplesmente pensa: "pode ser que tenha sido assim, mas é preciso que eu tenha certeza se foi, ou não. Vou descobrir." É, quando o desprendimento ainda não ocorreu, a gente quer apenas o "foi", taxativo. Mas, ocorrido o desprendimento, a gente descobre que não precisa do "foi". A gente descobre que o colorido do "pode ser que tenha sido" pode, sim, ser mais legal.

Sobre o "pode ser" usado pra tratar do futuro, deixo pra falar outro dia. No dia em que eu tenha outro insight e descubra que também o futuro pode ser mais colorido com o "pode ser", no dia em que eu descubra como desprender-me do presente, e, via de consequência, do futuro.

2 comentários:

  1. Que bom ter as palavras de vocês de volta!
    Será como viver e reviver a nossa amizade diariamente, de novo!
    Beijo, meninas!

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    É engraçado como eu gosto de respoder, a respeito do futuro, com um "pode ser", e sempre sou compreendida de um modo negativo. Ora, pode ser, para um futuro, é a coisa mas desprendida que existe, pois significa que você está aberto a uma possibilidade que não lhe tinha passado na cabeça. O "pode ser" é o início de um "sim", e, consequentemente, de uma novidade, quando a pessoa o fala com sinceridade, e não como um "não" educado.
    É uma pena que eu não me sinta tão pode ser agora... Será que melhoro daqui a pouco? Pode ser...

    Beijos, adorei os posts!

    ResponderExcluir