terça-feira, 12 de maio de 2009

Gentileza

Algo que traz leveza à vida, ainda que nos dias mais pesados, é a gentileza. Pelo menos pra mim traz. E como traz!

Sei que o comum não é considerar assim, mas penso que se trata de um ato de cuidado praticado por um desconhecido ou por um semi-conhecido (aquelas pessoas que a gente só cumprimenta, por exemplo) e penso dessa maneira porque, no meu pensamento, atos de cuidado praticados por pessoas com quem temos alguma proximidade são demonstrações de carinho, de amor, de afeto, e não gentileza. Nesse contexto, gentilezas seriam os atos mais gratuitos. Deve ser por isso que me comovem tanto.

Semana passada, por exemplo, peguei um ônibus quase às 11h da noite e, enquanto me equilibrava em pé, segurando alguns livros e procurando minha bolsinha de moedas pra poder, finalmente, pagar a passagem, uma mulher que tava sentada na parte da frente do ônibus pegou no meu braço e perguntou se eu não queria que ela segurasse os livros até eu achar o dinheiro. Dei os livros e, praticamente em seguida, dois deles caíram no chão, mas foi tanta a delicadeza da mulher quando me abordou e tão preocupada ela ficou com o fato de os livros terem caido que eu só conseguia sorrir e dizer: "Não se preocupe. A senhora tá me fazendo um favor."

Depois de pagar, pegar os livros de volta e rodar a catraca, sentei em uma cadeira vaga e fiquei olhando o que dava pra ver da noite através da janela. Quando desci do ônibus, me sentia mais leve, sorria e pensava naquela mulher, provavelmente voltando pra casa depois de um dia cansativo de trabalho e de outras obrigações, mas, mesmo assim, tão doce, tão gentil. Uma desconhecida cuja lembrança me inspira fé na vida. E me faz sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário